Raquel bronzeou a jornada

INTERNACIONAL | Taça da Europa de Judo – Juniores Coimbra 2021

No segundo dia da prova europeia de juniores que Coimbra (Cernache) acolheu com um excelente nível de organização Raquel Brito (-48kg) não deixou escapar a medalha de bronze que acabou por marcar a performance dos atletas portugueses na jornada. Teresa Santos em -52kg esteve perto da mesma proeza mas teve que se contentar com o 5º lugar por ter perdido com a checa Polnicka Marie.

Portugal termina em 6º lugar no ranking da prova que foi dominada pelos russos que arrecadaram 5 medalhas de ouro, 3 de prata e 3 de bronze. Importa sinalizar que a seleção portuguesa, considerando apenas os primeiros dez lugares, classificou-se em posição superior a países como Polónia, Espanha, Bélgica e Finlândia.

Resultados finais por país

Brito segura

Foi notória a segurança que Raquel Brito revelou no seu percurso ao longo da jornada. A conquista da medalha de bronze contra uma adversária muito motivada, Jente Verstraeen, que vinha de ultrapassar na fase de repescagem a checa Bodnarova e a italiana Giorgi (nas eliminatórias a belga só tinha perdido com a futura vencedora da categoria de peso a italiana Assunta Scutto), confirmou a capacidade tática da atleta júnior do Algés que atacou de forma eficaz por duas vezes em sutemi tendo acumulado dois wazari que lhe deram a vitória final.

Arbitragem em avaliação

Decorreu durante a competição um processo de avaliação-exame relacionado com a arbitragem de nível internacional- IJF B.

A arbitragem apesar de todas as vicissitudes revela uma boa capacidade de implementação de estratégias de igualdade de género sendo notório o número de atletas femininas a participar neste processo de alto nível.

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *