FORMAÇÃO | As ideias de Kano

JUDO MAGAZINE | 10 de março 2021 | Formação

A questão de Kano coloca-se. Todas as abordagens que se prendem com a dimensão pedagógica e de promoção de valores num sistema coerente de orientação relacionado com o desenvolvimento humano, são desafiadoras. As interrogações que Alain Massart coloca como ponto de partida para uma ação de formação que vai orientar em finais de março, são um bom ponto de partida.

Ação de formação: O Judo de Jigoro Kano, a essência do Judo e as suas raízes pelo futuro

“O Judo existe há mais de 100 anos. Kano conseguiu a sua aposta de deixar uma disciplina praticado no mundo inteiro. Mas hoje em dia, será que ainda podemos apresentar o Judo como uma educação ideal do corpo e do espírito, no sentido de Jigoro Kano?

O Judo é muitas vezes praticado na ignorância das ideias do seu fundador, deixando os praticantes sem consciência da riqueza que a sua disciplina poderia lhe trazer ao longo da sua existência” (Mazac 2006). Sendo verdades estas frases muito bem defendidas pelo seu autor no seu livro Jigoro Kano Le Père du Judo, poderíamos comparar o Judoca ao cérebro humano, utiliza apenas uma pequena parte do seu potencial.

Se o Judo teve o sucesso conhecido hoje, é em grande parte devido a uma planificação rigorosa e vanguardista do seu fundador que soube entender as necessidades do ser humano, entender o funcionamento das suas sociedades e propulsionar o Judo de forma sustentável a nível mundial, deixando um legado para o Judo de hoje.

Os temas e debates propostos:

  • Quem é Jigoro Kano?
  • Quais são as suas ideias e princípios para um Judo ao serviço do ser humano e da sociedade?
  • Qual é o significado da palavra Judo para Jigoro Kano?
  • Os seus ideais ainda são compatíveis com o Judo de hoje e podem eles o enriquecer?
  • Faria sentido qualquer cinto preto de Judo saber responder a estas perguntas, ou seria apenas reservado a praticantes de Judo tradicional?

Formador: Alain Massart FCDEF-UC­­­

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *