FORMAÇÃO | As aves no dojo digital

JUDO MAGAZINE | 12 de março 2021 | Formação

Foi no passado dia 7 de março que a Associação 4Judo de Aveiro promoveu uma atividade formativa, para todas as faixas etárias, com o objetivo de dar conhecer a Avifauna que nos rodeia.

Na sessão digital que esteve na base da ação de formação foram distinguidas as diferentes espécies de aves que podem ser observadas através da janela de casa: passeriformes e aves de rapina, entre outras.

O que sabemos sobre a natureza?

Os cantos e os chamamentos que caracterizam cada espécie foram ouvidos pelos participantes que também contactaram com as formas, as cores e os tamanhos. Deu-se ênfase à importância das aves no ecossistema. No final da sessão, os participantes foram desafiados a participar numa atividade através de um Quizz sobre os conhecimentos que adquiriram ao longo da atividade, tudo num ambiente informal e divertido.

Para a dinamizadora da atividade, Diana Valente o mais importante consistiu em proporcionar um momento interativo e descontraído durante o qual os participantes pudessem desenvolver uma real apetência para conhecerem a natureza que os rodeia, alertando desse modo, para a conservação e proteção dos ecossistemas. Estas simples ações podem fazer a diferença no futuro, assim o deseja Diana que atua nestas iniciativas formativas com um espírito voluntário.

As relações com o judo

os pontos de encontro entre o judo, a biologia e esta atividade de descoberta das aves são particularmente interessantes em termos de:

  • observação: é um ponto comum muito curioso. Treinar competências de observação qualificada, assumindo que está no pormenor e na persistência a base para realizar com sucesso esta ação;
  • o respeito como um valor central das relações humanas: neste caso trata-se de ampliar esta abordagem à própria natureza. Aprende-se a respeitar os adversários da mesma forma que se considera a natureza um elemento central no nosso contexto de vida.

Sobre a Diana Valente (27 anos):  Bióloga de formação e profissão, atualmente a exercer educação ambiental, mas judoca há mais tempo. O judo faz parte da sua vida, desde os 9 anos, atividade que sempre lhe foi intrínseca com a sua rotina. Vive no distrito de Aveiro e é treinadora da A. 4Judo Project.

Diana Valente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *