INTERNACIONAL | Presidente da UEJ com multimilionário Anisimov

JUDO Magazine | 3 outubro 2020 | INTERNACIONAL | A reeleição de Vasily Anisimov para a Presidência da Federação Russa de Judo tendo a seu lado na vice-presidência Sergey Soloveichik, presidente da União Europeia de Judo, não deixa de incomodar todos aqueles que gostam de levar uma vida transparente e longe dos grandes negócios de Estado. O que é certo é que há todo um universo empresarial nestas lideranças do judo, russo e europeu, que a cultura do judo suporta mal.

O judo é uma modalidade desportiva como as outras. Apesar de incorporar uma mensagem global que remete para um certo sentido de vida em sociedade, os oito grandes princípios são até associados a uma espécie de código moral, não é nenhuma plataforma fechada às dinâmicas da economia, da cultura, da política e até do social. Muitos judocas são até empresários de sucesso quer no judo, quer fora do judo.

Mas importa referir que o quadro institucional aqui noticiado, sobretudo no que à União Europeia de Judo diz respeito (a FPJ é membro da União), justifica um olhar atento porque a relação de alguns negócios com o judo pode constituir uma ameaça à coerência da mensagem junto dos clubes, das famílias e dos judocas e à dignidade dos seus protagonistas.

Multimilionário, Vasily Anisimo com 69 anos fez fortuna em bancos e alumínio antes de investir em imóveis, foi o único candidato e foi reeleito por unanimidade, informou a agência de notícias estatal russa TASS.

“Anisimov supervisionou um período de sucesso para o judo na Rússia. Em Londres 2012, a Rússia terminou em primeiro lugar no pódio, conquistou cinco medalhas, incluindo ouro para Arsen Galstyan na categoria até 60 kg, Mansur Isaev na categoria até 73kg e Tagir Khaibulaev na categoria até 100kg.

No Rio 2016, a Rússia caiu para o terceiro lugar da tabela com cinco medalhas mas, mesmo assim, ganhou duas de ouro graças a Beslan Mudranov no peso inferior a 60kg e Khasan Khalmurzaev no peso inferior a 81kg” resumiu a InsidetheGames.

Por último há ainda a assinalar que foi também reeleito como vice-presidente Boris Rotenberg, um ex-parceiro de treino de judo de Vladimir Putin e que continua sendo um confidente próximo do presidente russo.

Fonte: Agência Tass e InsidetheGames. Na foto de destaque, ©Inside the Games,Vasily Anisimov comemora com Arsen Galstyan a conquista da medalha de ouro olímpica na categoria até 60kg em Londres 2012

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *