Cernache non-stop
CALENDÁRIO NACIONAL | Cernache – Coimbra
Não há dúvida que o total de 917 atletas envolvidos em competições de judo durante o mês de novembro em Cernache (Coimbra) representa algo que ultrapassa todas as previsões e até as mentes com maior poder de imaginação e de visão do futuro.
A Federação Portuguesa de Judo tem muitas razões para valorizar este feito mas, importa afirmá-lo, não o faz de forma isolada. Efetivamente a vitalidade que a FPJ enaltece nesta dinâmica coletiva está bem patente na forma como os clubes, as associações distritais, os árbitros, os treinadores e os dirigentes da modalidade deram nota da participação nos diversos campeonatos realizados.
Não nos cansamos de destacar a primeira prova de juvenis e a segunda de cadetes e a forma como os clubes anunciaram a participação dos seus atletas nos. respetivos Campeonatos Nacionais. Foram autênticas comitivas de norte a sul e das ilhas que invadiram Cernache.
TODOS OS RESULTADOS
JUVENIS | CADETES | JUNIORES| SENIORES | VETERANOS | ABSOLUTOS | PARALÍMPICOS
Mas que bela invasão
Sabemos que a prática desportiva provoca estas movimentações e representa um campo de socialização da maior importância para os segmentos mais jovens da população. Viver experiências juntos, viajar, sentir a solidariedade uns dos outros e aprender a demarcar o campo da competição feroz e unilateral com o sentido da vitória que todos valorizam e que constitui mais fator de coesão do grupo de pertença.
Vimos jovens atletas apresentar as suas medalhas e vimos grupos inteiros num abraço coletivo a valorizarem o coletivo como um todo. Com medalhas ou sem elas.
Uma mostra de difícil repetição
A FPJ noticiou esta situação que podemos classificar de verdadeiramente excecional da seguinte forma:
“O Pavilhão Desportivo do Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache (Coimbra) foi o palco de 7 Campeonatos Nacionais de Judo que se realizaram ao longo de 3 fins-de-semana seguidos. No total, 917 Judocas entraram nos tatamis para competir pelos vários títulos nacionais, numa demonstração de vitalidade do Judo Português”.
Foto destaque © FPJ