O Judo levanta as suas bandeiras na ética no desporto

ÉTICA NO DESPORTO | 10 anos de PNED | Onze clubes de judo com bandeira da Ética

Nem sempre o tema é considerado de importância crucial ou de relevância extrema. Mas importa declarar que quem assim pensa está profundamente equivocado. Reafirmamos que os valores são construções sociais que evoluem simultaneamente em contextos globais e peculiares e que os processos de apropriação, daqueles que os adoptam, combinam dinâmicas individuais e coletivas. Ou seja, trata-se de algo que se encontra em processo contínuo de mutação e de evolução tendo por base o tecido social no qual vai progredindo de forma não-linear.

Quais são as abordagens que podemos referenciar neste quadro tão amplo e tão rico que é o desporto e, de forma mais específica, o judo nacional?

Em primeiro lugar as dimensões práticas que resultam de ações que são dinamizadas no terreno tendo por base as referências éticas. O judo é, genericamente, uma modalidade com reais preocupações com a ética no desporto. Uma das evidências são ao 11 clubes que são portadores da bandeira da ética que hoje apresentamos.

Em segundo lugar são os projetos especiais que dinamizam nos territórios promovendo o judo como desporto inclusivo e contribuindo para a solidariedade e o bem-comum a nível local, regional e até nacional. Esta vertente deste DOSSÍE “As bandeiras du Judo na ética do desporto” será divulgada ao longo de abril e maio com as experiências individuais de cada clube.

GRUPO RECREATIVO GONÇALVINHENSE

A secção de Judo do Grupo Recreativo Gonçalvinhense nasceu em 2007. Hoje conta com 120 judokas e 5 treinadores certificados e formou 19 cintos negros. Em 2017 foi-lhe atribuída a Bandeira da Ética pelo Plano Nacional de Ética no Desporto

CENTRO SHOTOKAI DE QUELUZ

O Centro Shotokai de Queluz esteve, no início, vocacionado para o ensino das artes marciais, hoje é um Clube completo, com dezenas de modalidades.

ESCOLA DE JUDO NUNO DELGADO (ASSOCIAÇÃO)


A Escola de Judo Nuno Delgado, associação desportiva sem fins lucrativos, é a maior escola de judo do país, vocacionada para o desenvolvimento da competência desportiva, social e cívica.

ASSOCIAÇÃO 4JUDO PROJECT

O 4JUDO é um projeto que nasceu há muitos anos atrás, mas que apenas se concretizou no dia 28 de maio de 2013 com a formalização da Associação 4Judo Project.

TURMA DOS JUDOKINHAS

A Turma dos Judokinhas é uma Escola de Judo que colabora com Escolas e Colégios de Portugal, formando crianças e jovens na prática do Judo.

VITÓRIA FUTEBOL CLUBE

Enquanto os jovens judocas se divertem nas aulas, vão interiorizando os 8 valores do judo:coragem, sinceridade, honra, educação, autocontrolo, honestidade, amizade, respeito, e sem se aperceberem desenvolvem a concentração, a cooperação, a disciplina, a sua autoestima, a inteligência emocional e o saber perder.A curto prazo o seu rendimento escolar e social vai aumentando. A longo prazo….. estão-se a preparar para a vida.

ACADEMIA DE JUDO DE FARO

A Academia de Judo de Faro é um clube desportivo que se dedica à promoção da prática de exercício físico através da modalidade Judo. 

O Clube foi criado no dia 28 de Agosto de 2017, depois de um grupo de profissionais de diferentes áreas se terem unido em prol de um objetivo comum: a dinamização e o desenvolvimento do Judo na cidade de Faro.

JUDO CLUBE PRAGAL / ALMADA

  • O Judo Clube Pragal já é desde 1989 um sinónimo de excelentes ofertas desportivas com a modalidade Olimpica Judo. A nossa maior competência está no campo da formação. Os nossos praticantes mais  antigos apreciam particularmente a nossa organização.

JUDO CLUBE DE PORTIMÃO

APRESENTAÇÃO

Fundado em 1988, o Judo Clube de Portimão é presentemente uma Instituição de Utilidade de Pública com orgulho no seu trabalho que vai muito além da componente desportiva – abrangendo a formação pessoal, cívica e social – tendo-lhe sido atribuído recentemente, o Título de Mérito Municipal.

JUDO CLUBE DA MARINHA GRANDE

Fundado em 2004, o Judo Clube da Marinha Grande promove a prática deste desporto desde as camadas mais jovens, com aulas de iniciação ao desporto, até ao nível de competição, contando com treinadores como António Saraiva.

A actividade do clube é complementada com aulas de ginástica pelas professoras Sara Matos e Andy.

JUDO SPORT UNIÃO SINTRENSE

As Bandeiras da Ética, como nos referiu na última visita que realizámos ao Sport União Sintrense-Clube de Judo Fernando Vendas, “não são dados adquiridos. É preciso realizar uma ação sistemática e apresentar as evidências da atividade realizada e nós garantimos essa continuidade porque para o nosso projeto a ética do desporto é particularmente importante. Da mesma forma as verbas que recebemos do BPI Social foram aplicadas na divulgação da modalidade junto dos setores mais desfavorecidos e em investimentos necessários para o efeito”.

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *