VIDA DOS CLUBES | Associação 4JudoProject – Aveiro

A atual situação dos clubes no panorama do judo nacional é muito diferenciada. A pandemia abriu várias brechas nos planos de desenvolvimento dos clubes e o estado no qual cada um se encontrava em março 2020 determinou, em grande medida, o que lhe aconteceu a seguir com o agravamento da pandemia e o seu prolongamento durante dois anos.

Há clubes cuja tarefa central é sobreviver. Resistir e, pouco a pouco, recuperar a dinâmica que estava a ser instalada num território, num colégio, numa escola, onde as sementes tinham sido lançadas.

Mas há clubes que enfrentaram a situação com alguma capacidade para agregar o essencial do seu contigente e rapidamente transformaram a situação adversa numa oportunidade de crescimento. A chave dessa operação residiu antes mais na consistência da estratégia de base territorial com forte incidência nas parcerias e na cooperação local.

Um dos casos que pode ser mencionado neste processo de afirmação é a 4JudoProject de Aveiro que no fim-de-semana passado esteve a participar na escala nacional com resultados positivos que o próprio clube destacou em comunidade de Imprensa.

“A Associação 4Judo Project brilhou no Campeonato Nacional de Juvenis e marcou uma presença histórica no Campeonato Nacional de Cadetes por equipas, realizados respetivamente a 04 e 05 de junho no Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache.

Equipas cadetes

No Campeonato Nacional de Cadetes por Equipas, realizado no dia 5 de junho, a 4Judo apresentou-se exclusivamente com uma formação masculina, reforçada por dois atletas de fora do distrito, sendo a composição final do grupo constituída por: Rodrigo Santos e Miguel Lopes (Associação Filarmónica Gualdim Pais) em -55Kg, Luís Cruz e Leonardo Pata em -60Kg, Manuel Ribeiro em -66Kg, João Taveira (Clube de Judo do Porto) em -73Kg e Joel Silva e Victor Antunes em +73Kg. Um total de 19 clubes combateram pelo ambicionado título nacional, sendo que a formação aveirense foi derrotada por 3 vitórias contra 2 pela equipa do Ginásio Clube Português nas eliminatórias e não foi, entretanto, apurada para as repescagens de lhe poderiam dar acesso ao terceiro lugar. A competição foi ganha pelo Sport União Sintrense, com o segundo lugar a ser conquistado pelo Judo Clube de Portimão. Pese embora o resultado da formação aveirense tenha ficado aquém das expectativas (e das reais possibilidades dos judocas integrantes da equipa), escreveu-se também história de Aveiro nesta competição, uma vez que o distrito esteve pela primeira vez representado por um clube na mais importante prova de equipas cadetes do calendário nacional.

Nacional de Juvenis

Apresentando-se com um total de 10 atletas juvenis (Mariana Ferreira, Filipa Alcarrão e Carolina Franco em -44Kg, Margarida Vieira e Iara Henriques em -48Kg, Rita Sá em -52Kg, Núria Silva e Luana Laraina em -57Kg, Vasco Marques em -46Kg e Guilherme Tavares em -55Kg), acompanhados pelos treinadores Nuno Vieira, Eudson Silva e Bianca Sousa, a participação do clube aveirense na prova do primeiro dia culminou na conquista de um total de 5 medalhas, um feito inédito para o judo aveirense em campeonatos nacionais, numa prova que contou com a participação de um total de 322 atletas de 102 clubes e que consolidou definitivamente a 4Judo Project como uma referência incontornável nos escalões de formação do judo português.

Títulos nacionais

O destaque vai para os títulos nacionais conquistados por Guilherme Tavares e Luana Laraina, que venceram todos os combates das suas categorias e subiram merecidamente ao lugar mais alto do pódio. Guilherme Tavares confirmou-se como uma das jovens promessas do judo nacional ao somar esta brilhante conquista aos títulos recentemente conquistados no Campeonato Zonal e na Copa de Espanha, em Santiago de Compostela.

Ovação do público

Luana Laraina, que também havia sido campeã zonal há menos de um mês, protagonizou com a sua colega Núria Silva um dos momentos marcantes do dia, ao disputarem entre elas a final da sua categoria num combate emocionante até ao último segundo e que distribuiu as duas medalhas mais desejadas pelas judocas da 4Judo. O prolongado e afetuoso abraço das duas atletas após o término da disputa ficou na retina da numerosa assistência dando origem a uma enorme ovação que encheu de orgulho toda a comitiva aveirense. Iara Henriques e Carolina Franco, também elas recentemente campeãs zonais, fecharam o quadro de medalhas para Aveiro alcançando respetivamente a prata e o bronze das suas categorias, sendo de realçar igualmente a excelente prestação de todos os restantes judocas que, não tendo conseguido chegar ao pódio, deixaram um excelente registo pela qualidade do judo praticado.”

Fonte: Nota de imprensa do Clube | Fotos © 4judoProject | Editado (subtítulos JM)

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *