19/07/2024

Turma dos Judokinhas com Utilidade Pública

Secretário de Estado que assinou o despacho praticou judo no ensino básico

O reconhecimento do estatuto de utilidade pública constitui para qualquer organização um ponto alto da sua atividade como entidade coletiva ligada ao interesse comum. André Caldas, Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, assinou o despacho e certamente que algumas boas recordações lhe terão vindo à cabeça naquele ato formal de governante já que o dinâmico ex- Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade praticou judo no colégio no qual realizou o ensino básico.

André Caldas (ao centro) aqui com Conceição Amaral na Junta de Freguesia de Santa Maria Maior

A Turma dos Judokinhas tem uma história e uma dinâmica que podemos associar à evolução do judo como modalidade que cuida dos aspetos do desenvolvimento humano a par da prática desportiva. Trata-se de um reconhecimento que de alguma forma impacta o judo no seu todo porque nas entidades oficiais existe hoje uma convicção, de alguma forma formalizada nestes actos institucionais, desta dimensão social de um desporto de combate que dá provas nos diversos territórios do país de promoção do bem-estar e do desenvolvimento social.

Renato Kobayashi, dirigente do projeto e também responsável pelo judo no Sintrense (SUS), adiantou em reação à publicação em Diário da República do novo estatuto da Turma dos Judokinhas “O ano de 2023 marca o início de uma nova era na história da Escola de Judo A Turma dos Judokinhas, como Instituição de Utilidade Pública. Muitos seriam os argumentos e reconhecimentos, mas como fundador e Presidente da Direção, quero agradecer às Instituições públicas (em particular a AJDSantarem, Direção, Treinadores e Clubes, que nos receberam sempre com o Espírito do Judo) e Privadas, que confiam e apoiam diariamente no nosso trabalho e causas sociais.

Desde 2008


Às entidades públicas que reconheceram o mérito e emitiram pareceres oficiais (Federação Portuguesa de Judo e o IPDJ Instituto Português do Desporto e Juventude) assim como a Presidência do Conselho de Ministros que atestou o Estatuto de Utilidade Pública. Muito obrigado pela honra da vossa distinção.
Mas sem dúvida o maior agradecimento vai para os nossos Judokinhas (professores e alunos) que desde 2008 fazem da nossa Escola uma referência em Portugal e no Estrangeiro”.

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *