CLUBES | Comunicação, três casos a pensar em 2021
JUDO MAGAZINE | 22 de dezembro 2020 | Clubes | Judo Local
A comunicação irá desempenhar, no ano que vem, um papel fundamental na ação dos clubes de judo que terão que enfrentar um período complicado em termos de funcionamento e de captação de novos praticantes.
A primeira etapa que correspondeu ao mês de setembro, período marcado pelo regresso às aulas e pela retoma das atividades desportivas regulares, representou um teste de grande importância para a continuidade das relações instituídas nos clubes e particularmente com os pais e familiares mais diretos dos judocas mais jovens que se tornaram o elemento-chave da viabilização de um modelo que podemos denominar de “judo por todas as formas, menos no contacto”.
Neste ciclo que se avizinha, pós-festividades de fim-de-ano, novos desafios vão acrescer aos que surgiram na primeira etapa da pandemia de COVID-19 e a comunicação dos clubes vai tornar-se uma ferramenta fundamental para o cumprimento de novos objetivos.
Os diversos suportes e meios a serem mobilizados serão aqui ventilados procurando que os clubes os utilizem da melhor forma possível. Uma das ferramentas de comunicação que se tornou indispensável é o vídeo.
São aqui adiantados 3 casos como casos para provocar uma primeira reflexão sobre a sua produção e sobre a sua potencial utilização.
Um primeiro caso remete para uma produção da Associação 4Judo de Aveiro que apresenta as seguintes caraterísticas:
- um vídeo muito curto, tipo trailer para anunciar/ilustrar uma prova;
- recorre apenas a imagem e música;
- apresenta exercícios realizados com bom ritmo e dinâmica participativa;
- coloca os praticantes muito jovens em situação de utilização de meios de comunicação digital;
- destaca o enquadramento e a segurança nas atividades;
- associa as atividades a prémios a serem conquistados.
Um segundo caso situa-nos na situação oposta. Um vídeo com uma dezena de minutos, que remete para uma aposta do Judo Sport União Sintrense num Canal Meo e que pressupõe uma continuidade de um processo de comunicação com caraterísticas específicas:
- uma combinação de imagem, música e voz;
- separadores de cenas com títulos e subtítulos;
- uma estrutura de base pedagógica que se baseia nos tempos e na progressão da “aula de judo”;
- a apresentação de situações típicas da aula de judo é intercalada por apresentações de natureza didática sobre as técnicas e a própria modalidade;
- surge finalmente a apresentação do clube e o convite para a prática da modalidade.
Um terceiro caso surge-nos pela mão do Judo Clube da Marinha Grande que tendo características similares ao primeiro, na duração e nos objetivos genéricos, apresenta alguma especificidade:
- uma opção claramente lúdica viabilizada pelo ritmo das imagens e pelo tipo de atividades realizadas;
- uma aposta nas emoções e na construção de uma ambiente festivo e divertido, que as cores densificam;
- um convite à prática da modalidade procurando suscitar ansiedade e desejo, ou seja numa lógica totalmente emocional.
Estes 3 casos servem sobretudo para apoair a reflexão sobre a produção e a utilização de videos na comunicação no judo e em particular pelos clubes. Nesse plano alguns apontamentos:
deveria ser evitada a publicação de vídeos nos meios de comunicação dos clubes, associados às chamadas Redes Sociais. sem uma qualidade mínima de captação de imagens e de edição;
a publicação de vídeos deve obedecer a opções claras tais como:
- a quem se dirige principalmente este vídeo?
- a mensagem e as opções de imagem terão sentido terá para o destinatário que foi definido?
- qual é o elemento crítico de atração que pode provocar Curiosidade, Interesse, Atenção, Ação da parte de quem vê o vídeo?
- que resultados é que posso esperar (feedback) com o vídeo produzido e publicado?
valerá ainda a pena definir, na estratégia de comunicação, o que deve ser realizado antes do vídeo e sobretudo, depois da sua publicação.
Ficam estas notas e algumas sugestões para uma reflexão mais aprofundada sobre estas matérias a pensar em janeiro 2021.
Videos da Ass. $Judo, Sport União Sintrense e Judo Clube da marinha Grande.