BRASIL | Campeão olímpico com kimono emprestado

@ JM | 25-08-2020 | Rogério Sampaio é o atual Diretor Geral do Comité Olímpico Brasileiro. Numa sessão online dinamizada por Caio França o dirigente desportivo e campeão olímpico em Barcelona abordou vários temas de interesse para o desporto brasileiro.

A notícia que marcou a conversa na primeira parte deste encontro muito informal foi a autorização concedida na sexta-feira passada pelas autoridades para que os desportos coletivos pudessem avançar para a etapa seguinte dos Planos de Contingência, ou seja, desenvolver de forma aberta a prática das diversas modalidades mantendo no entanto as regras sanitárias globalmente aceites.

Melhor preparação

Foi de pandemia COVID-19 que se falou mas também do nível de preparação dos atletas de Alto Rendimento, matéria que Rogério Sampaio abordou com optimismo já que no seu entender há atualmente um forte enquadramento técnico e científico no acompanhamento e preparação dos atletas e o Brasil encontra-se, nesse plano, ao mesmo nível que os mais bem preparados.

Rogério Sampaio aceitou o desafio de comentar a sua experiência em Barcelona donde saiu com uma medalha de ouro, a última do universo pan-americano desde há 28 anos a esta parte, no judo masculino.

Vitorioso em Barcelona

Sampaio, que foi considerado em 1992 o melhor judoca do ano a nível mundial, confessou que a sua abordagem em Barcelona foi gradualista. Combate após combate foi derrotando os seus adversários, sem sequer pensar em fases posteriores. Na meia-final, no entanto, com o atleta alemão que era campeão do mundo na ocasião a sua cabeça já admitia a possibilidade de ir à final o que acabou por acontecer. Por estranho que pareça a vitória na final acabou por ser mais natural atendendo às caraterísticas morfológicas do sei opositor.

Foi para Barcelona com um kimono emprestado porque o seu não preenchia os requisitos exigidos para uma prova olímpica. Regressou de medalha dourada ao peito com a maior felicidade do mundo por ter representado o seu país.

© fonte Live do Caio

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *