ASSOCIAÇÕES | Vale a pena apostar na formação

JUDO MAGAZINE | 26 de fevereiro 2021 | ASSOCIAÇÕES de judo

ADJA-Algarve deu rapidamente sinais que não ficaria à espera. Apoiar os treinadores e envolvê-los em processos estruturantes de progressão foi a sua aposta. Ou seja , a mensagem é clara: o judo está a mudar e é preciso acompanhar a dinâmica com atividades formativas para que ninguém fique para trás.

A ARTE DE APRENDER foi a denominação que a ADJA-Algarve adotou para ações de formação que integram o programa ADJA ON! que procura apoiar atletas, treinadores e agentes da modalidade.

Ação de 20-21 de fevereiro

Cristian A. Bernal resumiu o essencial das jornadas nos seguintes termos “Esta formação contou com 4 formadores. Dois brasileiros, o Prof. Daniel Pires (Diretor da Formação do Clube SOGIPA) e o Prof. Alfredo Dornelles formador de campeões como é caso do Flavio Canto, que conquistou uma medalha olímpica e dois Portugueses, o Prof. Sandro Dias da Universidade de Lincoln e Alain Massart da Associação Académica de Coimbra”.

Sessenta treinadores participaram ativamente

Em termos de balanço o treinador da Académica de Coimbra e da UFAD – Judo Alvor adiantou “Estiveram presentes mais de 60 treinadores de Portugal, Espanha, Brasil e São Tomé e príncipe, foi um fim de semana muito proveitoso. De certeza que vai ajudar ao crescimento profissional daqueles que participaram”.

A formação abordou 4 temas importantes na formação:

  • 1. Modelo de Clube
  • 2. Treino em idades de Formação
  • 3. Alimentação em atletas jovens
  • 4. Pedagogia em idades de formação.

O desejo dos organizadores é que a mensagem desenvolvida durante o processo formativo tenha impacto nos clubes e na sua ação quotidiana.

A missão da ADJA – Algarve

“Para a equipa técnica da associação foi sem duvida um desafio preparar esta formação nas condições que já todos conhecem, mas também foi muito compensador saber do interesse de todos os participantes. A ADJA – Algarve, esta a trabalhar para os seus associados e não só, para o Judo Nacional e doutros países, queremos ser um aporte como associação e por isso estamos a fazer estas atividades gratuitamente porque sentimos que essa é a nossa missão.” concluíram os dirigentes do judo algarvio.

O programa ADJA ON! vai estar ativo enquanto tiver um eco positivo por parte das pessoas e permanecerá aberto a todas as pessoas ligadas ao Judo

Imagens cedidas por ADJA – Algarve

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *