Dinâmica promocional da modalidade
JudoMagazine | 2 de maio 2020
Um dos temas relevantes da progressão do judo como modalidade aberta e de fácil acesso para todos é a forma como são realizadas as acções de divulgação e promoção da modalidade nas comunidades locais.
Quando era Professor e Director do Curso de MarKeting da ECP – Escola de Comércio do Porto perguntava muitas vezes ao meus alunos qual seria o elemento crucial para desencadear uma aproximação a todo e qualquer potencial “alvo” de uma processo de comunicação persuasiva. Ou seja, colocava a questão de qual deveria ser o ponto de partida para provocar a primeira etapa da interacção com terceiros: suscitar interesse.
A questão coloca-se de uma forma geral e, admito, de forma mais específica para as ações promocionais do judo nos territórios urbanos, rurais ou periurbanos.
Bem, não é por acaso que refiro o contexto geográfico porque desde já a abordagem implica definir acções em função de critérios que precisam de ser adoptados. Neste campo talvez possa estabelecida uma invariável nas opções a assumir e determinar a presença obrigatória de situações de ACÇÃO. Suscitar interessa, para algo em comunicação promocional, implica relacionar os sujeitos que queremos atrair, com movimento ou sentido genérico de agir.
O video. tudo o indica, pode ser considerada uma ferramenta particularmente pertinente.
Nos próximos tempos, na lógica dos projectos colaborativos, a criação de um ATELIER DE VIDEOS PROMOCIONAIS no quadro das INICIATIVAS JudoMagazine pode ser um desafio a enfrentar.