E o caminho continua!

ATLETAS.| Jorge Fonseca

O bicampeão do mundo e medalhado de bronze nos derradeiros Jogos Olímpicos realizados em Tóquio, Jorge Fonseca, foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Ribeiro de Sousa, com a comenda da Ordem de Mérito Infante D. Henrique.

Carlos Queiroz, Simão Sabrosa, José Mourinho, Francis Obikwelo, Nuno Delgado, Rui Costa, Rui Silva, Abel Ferreira, Jorge Jesus, Sérgio Paulinho, Vanessa Fernandes, Fernando Pimenta, Emanuel Silva, Nelson Évora, João Monteiro, Tiago Apolónia, Marcos Freitas são outros desportistas que constam na lista de agraciados, relação exaustiva que também contempla outros homens e mulheres da literatura, da música, da ciência, da ação política, da educação e de outros setores da sociedade portuguesa nos quais se distinguiram pelo seu mérito e pelos serviços relevantes prestados ao país..

Entidades e clubes

Registe-se que no plano coletivo, o desporto conta com entidades que foram oportunamente agraciadas com a mesma condecoração como é o caso da Seleção Portuguesa de futebol-sub20, o Comité Olímpico de Portugal, o Comité Paralímpico de Portugal, o Lusitano Ginásio Clube (de Évora), a Associação Académica de Coimbra, o Sporting Clube Olhanense, o Académico Futebol Clube (Porto) e o Sport Lisboa e Benfica.

Jorge Fonseca no topo

O judoca do Sporting Clube de Portugal valorizou a condecoração com palavras de emoção e de reconhecimento, com o seguinte teor:

“Fui hoje condecorado pelo Sr. Presidente da República com a comenda da Ordem de Mérito Infante D. Henrique.

Esta condecoração tem um significado muito especial pois representa o reconhecimento do meu país não só por mim, mas também pelo meu treinador, pelo meu clube, pelo judo e sua Federação e pelo desporto português.

Esta condecoração encerra em si todo o caminho que trilhei ao longo destes anos, o treino intenso, o esforço quotidiano, as lesões, a doença, um sem número de dificuldades que pareciam intransponíveis…, mas também a certeza daquilo que eu ambicionava, a firme convicção de que iria lá chegar, a alegria de “atingir o topo”, de ser bicampeão do Mundo!

E ainda a felicidade de o poder partilhar com todos aqueles que tiveram um papel determinante para que eu pudesse ter feito este percurso. Todos vós estais no meu pensamento; e para todos vós o meu obrigado.

Uma parte importante desta condecoração é vossa também.

E o caminho continua!”

Please follow and like us:
error
fb-share-icon

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.