Chegou a vez de Vila Franca do Campo

VIDA DAS ASSOCIAÇÕES | Judo nos Açores

Passado mais de meio século de judo em São Miguel e eis que, finalmente, se reuniram as condições para o lançamento do judo em Vila Franca do Campo, outrora o principal centro urbano de São Miguel.

por José Maria B. Araújo | Editado JM-CR

Foi a primeira capital política da ilha e foi polo de resistência a Filipe II de Castela aquando da guerra civil que D. António, pretendente ao trono, liderou até à derrota imposta pela armada espanhola (que incluía muito portugueses) às forças luso-francesas precisamente na Batalha Naval de Vila Franca do Campo em 1582.

Vila franca do Campo entra agora no mapa do judo nacional porque as condições sobretudo de ordem técnica e financeira só agora o permitem. A ocasião surgiu na sequência da disponibilidade de Leonardo Luz que cessou as suas obrigações contratuais no judo de S. Jorge.

Luz reforça judo na ilha

Leonardo Luz será o treinador responsável pela orientação da atividade desportiva da modalidade neste novo polo do judo açoriano. Praticante de judo desde os 5 anos de idade, o técnico brasileiro integrou, por 2 anos, o Projeto Bastos, uma referência no Brasil nos programas de formação de atletas. Foi atleta da Seleção brasileira de juniores e seniores. Fez parte das equipas de alto rendimento do A.D. São Caetano (de 2008 a 2010) e Minas Ténis Clube (de 2011 a 2014), onde treinou ao lado de medalhados mundiais e olímpicos.

Um grupo de individualidades ligadas ao judo em S. Miguel reunir as condições para a sua fixação na ilha tornando o projeto de instalar a modalidade em Vila Franca do Campo viável para os próximos tempos.

Leonardo Luz irá, no que concerne ao judo, fazer parte dos quadros técnicos do Clube Desportivo Escolar dos Arrifes e do Clube Desportivo Escolar de Vila Franca do Campo.

José Maria B. Araújo | Açores

Foto de destaque “Centro de Treinos de S.Jorge, com Ricardo Luz”.

Please follow and like us:
fb-share-icon

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *