Mestras de judo em congresso promovem reflexão sobre a mulher judoca

21 de novembro, 2022

O congresso é parte integrante do projeto JOSHI JUDO

por Beatriz Martín

No passado fim-de-semana realizámos o IºCongresso de Mestras Judo em Madrid.

Nesta estreia, o congresso homenageou as seleções femininas que participaram no primeiro Europeu em 1975 e no primeiro Mundial em 1980. Antes daquelas datas os Europeus e os Mundiais contavam apenas com participação masculina.

O congresso foi muito bem valorizado quer pela Federação de Madrid que prestou o seu precioso apoio à iniciativa quer ainda pelos treinadores que assistiram aos trabalhos. A iniciativa, inovadora no seu género, foi considerada uma sólida fonte de conhecimento tendo-se registado um grande profissionalismo em cada uma das suas apresentações.

O congresso faz parte do Projeto JOSHI JUDO que é dinamizado por três mulheres: Almudena López, doutora em jornalismo e mestre de judo;  Amparo Garcia, executiva especialista em processos de transformação e Beatriz Martín, mestre de judo e atleta olímpica.

JOSHI JUDO surge de uma reflexão aprofundada sobre a mulher judoca ao longo da história do judo.

 Assim, este projeto foi criado com 3 objetivos:

  •  divulgar o valor feminino no judo;
  •  promover a participação dos treinadores de judo na gestão corporativa das federações;
  •  formar em termos complementares as mulheres judocas em matérias fundamentais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O I Congresso Mestras de Judo abriu as suas portas a homens e a mulheres e reconheceu o esforço e o trabalho das diferentes componentes do judoca.

Foi colocada em cima da mesa a realidade avassaladora de apenas uma pequena percentagem de judocas praticantes, professoras, competidoras, técnicas, árbitras ocuparem lugares na hierarquia federativa, situação que tende a não evoluir.  Apercebemo-nos da necessidade de existirem mais praticantes do sexo feminino, de promover aquelas que já praticam a modalidade e cuidar delas de forma mais sistemática e aprofundada.

A JOSHI JUDO continua a trabalhar e o IIº Congresso Mestras de Judo será em setembro de 2023. 

Esperamos por si.

BEATRIZ MARTÍN

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *