Formação é aposta do judo nos Açores

VIDA DAS ASSOCIAÇÕES | AJAA – Associação de Judo do Arquipélago dos Açores

AJAA aposta na formação em final de época. Este final de ano, nomeadamente o terceiro trimestre, tem sido pródigo em eventos desportivos e de outra natureza.

por José Maria B. Araújo – Açores

Quer a Associação de Judo do Arquipélago dos Açores quer a Federação Portuguesa de Judo, aproveitando a janela de oportunidade, resultante do desconfinamento, realizaram as provas desportivas que constavam dos respetivos calendários desportivos, para este trimestre e para os anteriores.

Árbitros e treinadores

A par dos Campeonatos Regionais e Nacionais, dos vários escalões etários, procurou-se dar a resposta possível, à formação dos árbitros e dos treinadores de clubes da AJAA.

Inserido na lógica de valorização dos árbitros e treinadores e tendo por objetivo a formação contínua daqueles que arbitram em competições organizadas pela FPJ, e outros fora deste âmbito de atuação, bem como treinadores de judo, a Federação Portuguesa de Judo, através do Conselho de Arbitragem, levou a efeito no dia 2 de Outubro, em Coimbra, o “Estágio Nacional de Arbitragem de 2021.

Sessão de formação

O Estágio Nacional de Arbitragem 2021 teve por palco a sala de conferências do Hotel D. Luís, em Coimbra.

Foi mais um passo que o judo português deu neste período que se quer de pós-pandemia.

Este evento foi creditado para efeitos de revalidação do Titulo Profissional de Treinador Desportivo pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

 Participaram vários árbitros e/ou treinadores, oriundos de clubes da Associação de Judo do Arquipélago dos Açores, com o objetivo de ficarem melhor capacitados, para o exercício das suas funções.

Iniciativas com acreditação formal

O outro evento emblemático, levado a efeito neste período, com a chancela da AJAA, através do seu Conselho Técnico, foi um Estágio para Treinadores de Judo.

O referido estágio constava do calendário desportivo da AJAA, para o corrente ano, e visou a promoção da formação contínua dos treinadores açorianos. Este evento foi igualmente creditado para efeitos de revalidação do Titulo Profissional de Treinador Desportivo pelo IPDJ.

O Estágio de Formação de Treinadores representou mais um forte impulso na qualificação dos treinadores de judo açorianos neste período que se quer de pós-pandemia.

Os clubes de uma forma geral aderiram a esta iniciativa, numa aposta na formação contínua dos seus quadros técnicos. Estiveram presentes 17 treinadores. O Estágio de Formação teve lugar nas instalações do Clube Náutico da Lagoa, no fim-de-semana de 15 a 17 de outubro. Como temática foi abordado o tema “A Força” direcionada para o JUDO tendo o estágio sido estruturado com três sessões teóricas (sexta-feira à noite e sábado) e uma sessão prática (domingo de manhã).  

Os formadores foram os irmãos Luz, o Carlos e o Leonardo. Foi uma aposta na prata da casa que só valorizou a iniciativa pela qualidade, garantida desde logo pelo currículo de ambos e o empenho dos mesmos.

José Maria B. Araújo | Açores
Please follow and like us:
fb-share-icon

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *