Relançamento do judo nos Arrifes

A VIDA DOS CLUBES | Clube Escolar de Desporto da EB2, 3 dos Arrifes | Açores

José Maria B. Araújo | Açores

Implantação do Judo em Vila Franca

O Judo nos Arrifes tem mais de 20 anos de prática contínua. O clube onde desde sempre é praticado tem por nome Clube Escolar de Desporto da EB2, 3 dos Arrifes, o qual teve como responsável pela sua implantação António Pacheco, ex-atleta do JCPD.

António Pacheco foi durante muitos anos o presidente e treinador de judo do CEDA. Atualmente o Presidente do referido clube é Fernando Alves.

Inverter a situação negativa

O CEDA ao longo da sua existência conquistou muitas medalhas quer a nível Regional quer a nível Nacional, através dos seus atletas. O clube de judo escolar dos Arrifes, no seu auge teve 3 atletas a representar a Seleção Nacional e várias convocatórias para Taças da Europa realizadas em Portugal. Atualmente o CEDA por razões várias, entre elas a pandemia, está a atravessar momentos difíceis pelo que a solução encontrada foi contratar um treinador conceituado. Este treinador é o Leonardo Luz que findo o contrato com o Judo Clube de São Jorge ficou disponível para dar o seu contributo no relançamento da modalidade nos Arrifes.

O Leonardo Luz enquadrou o Carlos Luz no projeto Olímpico, entre 2016 e 2020, a par de treinar os atletas de Alto rendimento do Judo Clube de São Jorge. Pelo meio deu outros contributos ao judo açoriano, nomeadamente treinando atletas em escalões de formação do mesmo clube e em ações de formação sendo a ultima direcionada para treinadores da AJAA.

Implantar o judo no concelho

A par do trabalho a desenvolver nos Arrifes (teve o seu inicio a 1 de Fevereiro de 2022), o Leonardo tem entre mãos outro projeto em Vila Franca do Campo que consiste na implantação do Judo neste concelho onde nunca a modalidade foi praticada. Uma tarefa hercúlea especialmente em tempo de pandemia. Está a ser um trabalho de paciência. Os seus frutos, estamos em crer, serão bons pela qualidade do técnico e empenho do Clube Escolar de Vila Franca do Campo. O local de treino é a sala de Ginástica da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo.

A vinda do Leonardo Luz para São Miguel deveu-se ao empenho de várias individualidades ligadas ao JUDO por entenderem ser uma mais-valia o seu contributo para o desenvolvimento do judo nos Açores. A iniciativa está a ter o apoio da Associação de Judo do Arquipélago dos Açores, do Serviço de Desporto de São Miguel, das Câmaras Municipais de Ponta Delgada e Vila Franca do Campo, Junta de Freguesia do Arrifes, escola EBI dos Arrifes e EB de Vila Franca do Campo.

Fotos © JMB Araújo | Editado CR – JM

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *