26/05/2024

Festa do Japão teve impacto em Ferreira do Zêzere

Demonstração de katas levou Associação de Judo do Distrito de Santarém a Belém

Tiago Silva e Mário Santos executam o kime-no-kata com apoio (explicação) de Manuel Francisquinho

Os marinheiros têm uma vocação fatal; levar mundos ao mundo. E o judo nacional não poderia ter sido melhor representado na Festa do Japão em Lisboa, no passado dia 24 de junho, que pela Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere. Pela qualidade de execução das katas, que sabemos terem uma orientação qualificada garantida por Manuel Francisquinho e uma execução rigorosa de Tiago Silva e Mário Santos, também pelo simbolismo de uma associação que reúne homens e mulheres do mar que no fundo estabelecem a ligação secular que existe entre Portugal e a Terra do Sol Nascente.

Câmara Municipal acompanha as associações

Para Orlando Patrício, vice-presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, que esteve presente no evento realizado no Jardim Vasco da Gama em Belém “Foi uma honra para nós estarmos presentes e foi uma oportunidade para acompanharmos uma associação do concelho que é muito importante atendendo à modalidade que ali se pratica. Como podemos verificar tem imenso impacto no exterior do próprio município. Foi uma atuação de nível muito elevado por parte dos judocas numa festa belíssima realizada em Lisboa sobre a cultura japonesa” adiantou Orlando Patrício à Judo Magazine revelando um entusiasmo espontâneo face à dinâmica da associação local de marinheiros.

Os executantes do Kime-no-Kata, acompanhados por Manuel Francisquinho, Orlando Patrício vice-presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere e (à dir) com Pedroso Leal, presidente da AJDS

Embaixador do Japão esteve presente

Tivemos um apontamento dinamizado pelo atual Presidente da AJDS, Pedroso Leal, que exerce funções no âmbito das trocas comerciais com o Japão e o Senhor Embaixador do Japão honrou-nos com a sua presença. Foi de facto uma jornada de bom entendimento e com especial valor para uma autarquia pequena como a nossa” precisou o autarca de Ferreira do Zêzere que aproveitou para sinalizar que o Presidente da Câmara só não esteve presente porque tinha compromissos com um lançamento de um livro e uma atividade ligada ao ballet, revelando que há um grande empenho em apoiar as associações locais. Sobre o judo também admitiu que as condições da sua prática na Associação de Marinheiros ainda não são as ideais mas que estão em curso démarches para que seja resolvida de forma positiva essa situação.

A Festa do Japão recria em Belém, junto ao Tejo, o ambiente de “Matsuri” (ambiente de Festival de Verão do Japão) e tem este ano como tema o Festival Tanabata, uma das principais festas populares do país. Os visitantes tiveram a oportunidade de presenciar concertos de música japonesa (tradicional e pop), demonstrações e workshops das várias expressões culturais do Japão: cosplay, artes marciais, gastronomia japonesa, entre outras surpresas.

Fotos cedidas cordialmente por Manuel Francisquinho

Editado 27/06 21:46 , adicionados os nomes dos executantes da kata Tiago Silva e Mário Santos

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *