26/05/2024

Medalhas para todos os gostos!

Maria Silveira, uma campeão da Europa antecipada

Maria Silveira. Gabriela, numa denominação mais caseira, é Campeã da Europa de cadetes. Alegria de ouro. Rodrigo Janeiro é vice-campeão europeu em -66 kg. Alegria de prata. Catarina Costa foi terceira na Mongólia. Alegria de bronze!

Três medalhas e um 5º lugar

Não é todos os dias que a colheita da jornada é tão proveitosa. Três medalhas, um título e um 5º lugar de Telma Monteiro a reforçar os resultados de nível excecional.

Na antevisão do Europeu de Cadetes em Odivelas perguntávamos a Maria Silveira, na presença de Rodrigo Janeiro e de Tiago Coutinho se ela era da opinião de uma atleta italiana que afirmou preferir conquistar o ouro ou o bronze à medalha de prata. Como a atleta transalpina adiantou “a prata conquista-se com uma derrota e fica-se com o sabor amargo de não ter alcançado o ouro que esteve ao nosso alcance”. Pois ontem, jornada de medalhas apara todos os gostos aconteceu aos dois atletas cadetes um pouco da situação retratada. Maria Silveira saboreou a vitória e o seu colega de seleção, que fez um percurso de grande qualidade Rodrigo Janeiro, conquistou a prata com todo o mérito.

Rodrigo Janeiro e Maria Silveira em Odivelas

Catarina é uma lição

Na Mongólia, Catarina Costa, regressou a um judo afirmativo, cheio de querer e de saber. O que verificámos nos seus combates, sempre muito intensos, foi a capacidade reforçada de neutralizar as adversárias nas suas intenções ofensivas. Assumindo mais riscos, com um tomoe-nage quase em repetição non-stop, indo ao limite dos falsos ataques e das penalizações, mas combinando sempre com o seu seoi-nage e uchi-gari que acabam por ter uma oportunidade e resultarem em projeção das adversárias.

Catarina Costa, mais uma medalha no circuito internacional

Alegria, no meio de tantas desilusões que decorrem dos desempenhos menos felizes dos restantes jovens cadetes no Europeu, que até agora ainda não venceram qualquer combate nas eliminatórias do Europeu.

Fotos © UEJ Carlos Ferreira e IJF Gabi Juan

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *